segunda-feira, 5 de abril de 2010
Dos jornais para o monitor: Uma análise sobre o Webjornalismo.
O jornalismo desenvolvido para a web é um fenômeno com características tão vastas que fazer um apanhado teórico acerca do assunto requer muita observação, sobretudo sobre os aspectos comuns presentes nos sites de noticias que irei analisá-los com base nos estudos desenvolvidos por Bardoel e Deuze...
Como exemplo vou utilizar o site Estadão e submetê-lo a uma visão geral sobre cinco características que a internet possibilita ou expande dentro do universo jornalístico. Outros sites como G1 ou New York Times podem ser analisados e apresentarem direcionamentos distintos, mas não é minha intenção fazer um apanhado sobre todos os aspectos e diversidades acerca do tema.
http://www.estadao.com.br/
Interatividade:
Há um fórum dos leitores apesar de ser pouco visível com um espaço para comentários sobre determinado artigo. A interatividade é mais expressiva nos hipertextos (que é algo em abundancia no site), na parte de serviços (transito local, aeroportos, etc.), na parte publicitária que apresenta uma interface bem dinâmica e acessível. Tudo isso possibilita uma aproximação maior do leitor ao fato.
Customização de conteúdo:
Neste aspecto em particular, o portal do Estadão oferece uma divisão muito diversificada em áreas especificas de noticia. O hipertexto também ajuda na busca mais direta dos assuntos relacionados ao que estamos lendo. Em comparação com outros sites do ramo o Estadão se encontra entre um dos melhores em conteúdo personalizado.
Hipertextualidade:
Na minha opinião é o forte do site. Ao longo do portal as noticias são sempre acompanhadas de links sobre assuntos de mesma natureza. Hipertextualidade é algo inerente ao Webjornalismo, entretanto, Há muitos sites que não apresentam esta característica preferindo se limitar a manchete.
Multimidialidade:
Outra característica própria do webjornal. A variedade de vídeo e áudio é um fator decisivo para a popularização do jornalismo no ciberespaço. Não obstante, o portal do Estadão se limita a propaganda, deixando pouca margem para a utilização de tais recursos na construção de um formato de noticia mais acessível.
Memória:
Esta peculiaridade é a possibilidade de maior espaço para a exibição de noticias em relação ao jornalismo impresso, alem de economicamente mais viável. Há também a facilidade de obtenção de material mais antigo. O Estadão não se difere dos outros portais jornalísticos neste quesito. Aliás, a permanência das noticias no site é pequena dado ao fato do site se atualizar com anormal freqüência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário