segunda-feira, 26 de abril de 2010

A revolução dos blogs e o advento do jornalismo 3.0.


Mais um trabalho do laboratório de informática. Aqui vai minhas impressões acerca do jornalismo participativo abordado no livro de Octavio I. Rojas Orduña (Blogs: Revolucionando os Meios de Comunicação).

No livro há uma breve explicação de como os meios hiperlocais de informação ganharam espaço na internet devido à necessidade das pessoas, que não fazem parte dos meios de comunicação tradicionais, obterem e divulgarem informações referentes ao seu cotidiano, as questões da sua comunidade, etc. Não apenas como receptores, mas também como parte integrante da elaboração e edição da informação.

Este desejo do cidadão de não ser passivo em relação aos meios de comunicação tradicionais é algo propicio para o surgimento dos chamados Blogs. Em pouco tempo os blogs já viraram símbolo mais expressivo do denominado Jornalismo 3.0 ou jornalismo participativo.

As pessoas ‘‘comuns’’ tornam-se aos poucos os chamados superusuários cuja capacidade de expressão é potencializada graças ao uso das tecnologias digitais. Estes protagonistas do jornalismo 3.0 não se conformam em ser alheios ao seu ambiente, a sua sociedade. Muito pelo contrario, querem utilizar todas as Ferramentas disponíveis nos meios de comunicação alternativos a fim de promover opinião e mobilização social.

Hoje a credibilidade dos meios de comunicação como Televisão, rádio e a imprensa escrita estão em decadência porque os cidadãos querem ter um maio espaço e intervenção sobre estes meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário