segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jornalismo digital: da origem a revolução interativa.


Um breve resumo sobre a evolução do jornalismo online desde sua introdução ao meio digital.

Jornalismo 1.0:
Em suma, seria uma versão virtual e reduzida do jornalismo impresso. O chamado jornal online seria uma reprodução na internet de uma ou duas matérias do jornal tradicional e se atualizava com a mesma freqüência que suas versões de papel.

Jornalismo 2.0:
Com a evolução estrutural da rede, veio o advento da segunda fase do jornalismo online. Neste período há a criação de conteúdo produzido especificamente para a internet e o e-mail passa a ser utilizado como uma possibilidade de comunicação entre jornalista e leitor ou entre os leitores. Vale ressaltar a utilização dos links que trazem as noticias dos acontecimentos mais imediatos ou posteriores a edição do jornal.

Jornalismo 3.0:
Está é a atual fase do jornalismo digital que se caracteriza por uma extrema interatividade na construção do conteúdo e sua divulgação. Há o advento da informação imediata e o fim do monopólio de expressão por parte dos meios de comunicação tradicionais. Há a perda de do principio de objetividade jornalística e não mais existe um comunicador e a massa receptora de informação. O jornalista como profissional ainda está buscando seu lugar para se adaptar a essa nova estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário